segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Viagem de Moto à Colônia del Sacramento - Uruguay

08/11/2010

Como é bom viajar de moto! Só quem experimenta sabe. Tem um fato que eu chamo de magia da motocicleta: Onde se chega se é bem recebido. Não falha nunca. Atrai as pessoas com vintade de ajudar e conversar, principalmente sobre as motos, é claro.

Vamos iniciar mais esta viagem, onde os atores é eu e o Tabosa, colega da Refap, e é a quarta viagem que fazemos juntos. Baita parceiro.

Motocicletas: Sérgio com a Honda Varadero e Tabosa com a Ninja ZX11.

Foto em frente ao Hotel e Cassino Conrad em Punta Del Este:















Nos encontramos no pedágio de Eldorado às 06h de hoje, 08/11/2010.

Nosso destino era Punta Del Este, via BR-116 e Chui.

A estrada de Porto Alegre até Chui estava espetacular. Movimento maior na BR392, entre Pelotas e Rio Grande, após, aquela tranqüilidade.

O ponto alto da estrada é a reserva do Taim. É muito legal ver aquela bixarada toda a vontade...mas se vê muitas capivaras mortas, fruto do excesso de velocidade e também se vê muito lixo na beira da estrada...quando é que o ser humano vai fazer as pazes com a natureza?

Paramos e fizemos algumas fotos:
















O Taim está com o nível de água bem baixo:































Chegamos em Chui por volta das 12h.

Priorizamos a carta verde (R$69,00 x 5 dias) e o câmbio de reais por peso uruguaio (1R$ x 11,00 Pesos). Quem nos atendeu foi o motociclista Rodrigo, que nos deu várias informações úteis do trânsito Uruguaio. Estava muito orgulhoso da união formada pelos motociclistas uruguaios, que faz parte apesar de brasileiro. Falou tb que o último encontro de San José, perto de Colônia foi muito bom, apesar de não ter motos tão potentes quanto as nossas.

Foto com Rodrigo (www.motociclistasuruguayos.com):


Almoçamos um baurú uruguaio em Chuy e, pra variar, como toda comida uruguaia, muito bom. Detalhe: vejam quantos insetos mortos nos parabrisas das motos.


Após o almoço, nos dirigimos até a aduana, para os trâmites fronteiriços...fomos bem atendidos.

Pegamos a estrada novamente, e como as estradas brasileiras, a Ruta 9 estava espetacular. Só que começou aquele vento de praia, tipo aquele da estrada do mar, batendo de lado e forte. Mas não se entregamo tchê.

Só que com o vento, veio o frio e tive que parar para dar um reforço nos casacos.

Chegamos em Maldonado, ao lado de Punta, às 16:30h, e nos hospedamos no hotel São Fernando. Fica localizado no centro, ao lado da Igreja. É muito bom, desde o atendimento, até a qualidade das instalações e café da manhã (desayuno).


A Igreja matriz fica ao lado do hotel:

Após o banho, pegamos as motos e fomos dar um rolê em Punta. Estava vazia, devido época do ano. Os apartamentos, na maioria, são de pessoas de fora e somente no verão aparecem. É uma cidade lindíssima.


Legal esta imagem de uma mão saindo da areia:

Jantar em Maldonado:

Voltamos para o hotel com um chuvisqueirinho, e está prometendo frio pra amanhã...só que não vim muito preparado para isso...vamos ver...amanhã falo mais.

09/11/2010

Saímos de Punta às 09:30h, com capas de chuva, pois chovia e fazia bastante frio e, com as capas, amenizou bastante.

Passamos em Piriápolis, e, fora o glamour de Punta, as duas se comparam em beleza natural. Em Piriápolis tem uma monte há uns 800 m de altitude (Morro Santo Antonio) de onde se enxerga toda a cidade...é maravilhoso.

Fotos do Morro Sto. Antonio:


Fotos no calçadão de Piriápolis:

Saímos de Piriápolis e rumamos pela Ruta 1B até a Ruta 9 e 8, para então, acessar a 11, pois nosso destino era Colônia e não queríamos passar por Monteviodeo, para evitar o trânsito pesado (sugestão do Rodrigo da Associação Comercial de Chui - Carta Verde)). Essa idéia foi dada pelo Rodrigo, quando compramos a carta verde em Chuí. Logo depois de Piriápolis, a chuva parou. Fomos até São José, onde pegamos a Ruta 3 e fomos até a 1, quando rumamos direto para Colônia del Sacramento.

Almoço durante abastecimento em San José:

As estradas, um espetáculo, sem excessão...sabem o que é não encontrar nenhum buraco, nenhum? pois é, aqui no Uruguay. Com isso, conseguimos manter uma média boa de velocidade.

Parada pra foto:

Chegamos em Colônia por volta das 14h. Um garçon nos indicou um hotel bom e barato e encontramos o Hotel Romi, e correspondeu; com garagem coberta para as motos, é claro, pois elas são as atrizes principais desta viagem. Lembramos que amanhã devemos lubrificar as correntes, pois passamos dos 1000km.

Modelito que estava próximo ao hotel:

Hotel Romi:
Após nos instalarmos, fomos fazer um tour pela cidade, na parte velha. Antes fomos conhecer o porto (eu já conhecia), de onde saem os barcos para Buenos Aires.

Parte história da cidade:


Esse bar é muito bonito - vejam as cores:

Depois, fomos até o farol, onde por uma pequena taxa se pode subir e se ter um visual maravilhoso da cidade:

Ao longe se vê o porto com um Buquebus estacionado - Faz a travessia até Buenos Aires, cruzando os 45km do Rio da Prata (1 ou 3h horas, dependendo da embarcação):



Valeu muito a pena, pois a visão da cidade e do rio é sensacional e deu pra ver Buenos Aires ao longe. Na foto abaixo, se vê ao longe bem à esquerda da foto uma sombra, que é BA:

No farol conhecemos um casal de motociclistas de Osasco-SP, que por coincidência estavam no mesmo hotel que nós. Era o Fábio e a Helena. Casal muito simpático e bom de papo. Depois dali, fomos todos num bar. Lá ficamos um bom tempo, inclusive jantamos.



Eles estavam fazendo sua grande primeira viagem, com uma Shadow 750. Estiveram na serra do Rio do Rastro, Gramado, Punta e agora Colônia...o destino é Salto, Posadas (Arg.), Foz do Iguaçu e depois retornar pra casa. Acho que esta será a primeira de muitas, pois o casal estava muito animado.

Amanhã de manhã nosso destino será Rivera, pois resolvemos não ir a Montevideo. Até mais.

10/11/2010

Tomamos o café da manhã junto com o casal de Osasco e após, fomos lubrificar as correntes das motos. O Fábio repôs o nível de óleo da Shadow. Após, nos despedimos e iniciamos o retorno, com destino, Rivera, para uma chiberiada.

Fábio repondo o óleo da Shadow:

Tabosa engraxando a correia da Ninja:

Logo no início desta parte da viagem, comecei a sentir frio, que estava mais que ontem, mas, o vento continuava forte, mas a favor e havia sol.

Estrada muito bonita próximo à Colônia:


No posto Petrobras de São José, tomamos um café pra esquentar e reforcei o foro de roupa, pois estava gelando. Daqui por diante, além do kit chuva, levarei sempre o kit frio.

Quanto às motos, estão muito bem e chamando mais atenção do que nunca. Todos querem saber quanto anda, a cilindrada e tirar aquela foto para os arquivos. Teve um que até pediu para o Tabosa ficar junto...acho que o cara gostou do Jaspion! rsrsrs.

Em Durazno paramos num posto Petrobras e almoçamos um pancho (pão, bife e salada), aquecido no microondas com suco de maçã Conaprole.

Por volta das 16h chegamos na Migracion de Rivera para registrar nossa saída do país. Muitos não registram a saída, pois o escritório fica fora da estrada. Ele fica localizado no final da rua Sarandi vindo do lado do Brasil, principal rua de Rivera.

Em seguida tentamos nos hospedar no hotel Uruguay/Brasil, mas o preço tava alto, pois a cidade tava lotada de brasileiro chiberiando.... será que esse povo não trab alha? rsrsrs.

Conseguimos um hotel bem legal, o Casa Blanca, que fica na rua atrás do Uruguay/Brasil, na rua Agraciada, 479. Muito bom e atendimento perfeito. Garagem não tem, mas bem na frente tem estacionamento coberto.



Após nos instalar, fomos às compras, pois ninguém é de ferro e precisamos agradar as patroas, as quais nos liberaram novamente para esta viagem.


Daqui à pouco vamos jantar entrecot num restaurante aqui bem perto, indicado pelo dono de uma das lojas (Rex) que compramos. Antes, estamos saboreando um Johnnie Black, para abrir o apetite.

No restaurante do Beto - Entrecot sensacional:


Amanhã, completaremos nossa lista de compras e iniciaremos nossa viagem de volta para casa.

Motos carregadas com regalos pro pessoal de casa:

A Ninja, coitada, não tinha espaço pra mais nada - O Tabosa teve que aumentar a calibragem:

Até a próxima e obrigado pela visita.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Mas guri... se a mãe fica sabendo dessas aventuras todas?
    com certeza vai dizer o Sérginho é louco.

    Boa viagem, lembra das lembrancinhas.

    Seu irmão Zéca.

    ResponderExcluir